Hérnia de Disco Lombar no adulto.

Hérnia de Disco  Lombar no adulto.

Orientação sobre a Hérnia de Disco Lombar no adulto com dor ciática irradiada para as pernas.

1. Introdução:

Segundo estudos realizados, cerca de 80% da população vai apresentar em algum momento da vida queixas relacionadas a coluna lombar, sem predileção por sexos, as crises ocorrem em média aos 35 anos de idade e em 2% dos casos vem acompanhada de dor tipo ciática.


2. O que é uma Hérnia de Disco?

A coluna é composta por ossos chamados vértebras que são intercaladas por discos que funcionam como amortecedores e são estabilizados por ligamentos e músculos que dão mobilidade a coluna. Os discos possuem um centro formado por Proteoglicanos, uma substancia gelatinosa extremamente firme conhecida como Núcleo Pulposo, cercada por um muro chamado Anulo Fibroso. Quando por sobrecarga ou desidratação este muro é lesado, ele pode abaular ou até mesmo extravasar o Núcleo Pulposo para fora do seu local habitual penetrando no canal vertebral, um túnel central da coluna onde o sistema nervoso se localiza.


3. O que a Hérnia de Disco provoca?

Existem vários graus de Hérnia de Disco, gerando desde leves dores até dores ciáticas intensas e paralisia (temporária ou definitiva) do segmento inervado pela raiz nervosa acometida. Tais sintomas não ocorrem somente pela compressão  do sistema nervoso mas também devido a um processo inflamatório local gerado pela lesão do disco.


4. Quando esta indicado o tratamento cirúrgico da Hérnia de Disco Lombar?

Em  pacientes com hérnia de  disco confirmada por imagem e ciática com sintomas persistindo por mais de 3 a 6 semanas, estudos mostram que a cirurgia é superior ao tratamento não operatório com relação ao alívio dos sintomas e à melhora funcional na fase aguda da doença.
    
5. O que mais eu preciso saber em relação a cirurgia para Hérnia de Disco?

- A melhora clínica e funcional dos pacientes operados não resulta em maior número de retorno desses pacientes ao trabalho, quando comparados ao grupo não operado.
-  Pacientes operados apresentam alívio mais rápido da dor radicular  (dor ciática), no entanto, no decorrer de um ano de seguimento, os resultados clínicos e funcionais dos pacientes operados e não operados são semelhantes.
- O índice de reoperação é de 6% com um ano de seguimento, 8% com 2 anos, 9% com 3 anos, e 10% com 4 anos. Aproximadamente 50% dessas reoperações são decorrentes da recidiva da Hérnia de Disco lombar no mesmo nível operado. 


6. Quais técnicas cirúrgicas são mais indicadas para o tratamento de Hérnia  de Disco?

Segundo as Diretrizes Clínicas na Saúde Suplementar, iniciativa conjunta da Associação Médica Brasileira e Agência Nacional de Saúde Suplementar, a qual tem por objetivo conciliar informações da área médica a fim de padronizar condutas que auxiliem o raciocínio e a tomada de decisão do médico a técnica padrão ouro para o tratamento da hérnia de disco é a microdiscectomia, sendo que a discectomia convencional e a cirurgia endoscópica também tem seu espaço no tratamento desta patologia. Dispositivos de estabilização dinâmica e próteses de disco lombar necessitam de mais estudos com nível de evidencia que justifiquem sua aplicação.

A artrodese, que consiste da fixação estável do nível acometido também pode ser indicada em alguns casos onde a dor lombar é intensa. Alguns procedimentos  e  técnicas  minimamente invasivas como  bloqueios e radiofrequência podem e devem ser discutidas por serem efetivas e capazes de substituir a cirurgia com menor agressão ao paciente.


7. Orientação Final:

Mais importante do que tratar é prevenir a Hérnia de Disco. Como?


- Manter o peso corporal adequado.
- Praticar atividades físicas de baixo impacto.
- Fazer exercícios de fortalecimento como o Pilates por exemplo.
- Dormir 8 horas por noite.
- Evitar ficar longos períodos em pé, sentado ou dirigindo.
- Pegar objetos de forma correta e com ajuda se possível.
- Evitar pegar objetos demasiadamente pesados.
- Fazer uma dieta equilibrada e manter-se bem hidratado.
- Manter sempre uma postura adequada.
- Em  caso  de  suspeita de hérnia de disco,  procure  atendimento  médico  especializado para  iniciar 
sempre de forma precoce um tratamento adequado.

Pesquisar

Dicas

Dúvidas