Escoliose

Como prevenir e tratar a escoliose:

A escoliose é uma patologia muito frequente.  O objetivo deste artigo é fornecer informações uteis ao publico geral, sobre os sintomas, e formas de tratamento da escoliose.

O que é a escoliose?

Quando uma pessoa é vista de frente, sua coluna deve ser perfeitamente reta, qualquer curvatura acima de 10° pode ser considerada escoliose.  Cerca de três em cada 100 pessoas tem escoliose na coluna em forma de “S” ou “C”. Esta doença pode surgir em qualquer idade, mas se acentua com o crescimento e má postura sendo mais frequente em meninas adolescentes.

Principais Tipos de escoliose e quando ocorrem:

1)   Escoliose Idiopática (mais de 80% dos casos).

Quando não existe uma doença nem má formação vertebral causando a escoliose. Esta relacionada a herança genética. A escoliose idiopática se subdivide de acordo com a idade do paciente: Do nascimento aos 3 anos de idade - escoliose infantil. De 3 a 9 anos de idade - escoliose juvenil. De 10 a 18 anos - escoliose do adolescente. Após 18 anos – escoliose do adulto

2)   Escoliose congênita.

Quando a criança nasce com uma má formação na coluna,  a qual pode piorar a deformidade com o crescimento.

3)   Escoliose neuromuscular.

Quando existe uma lesão do sistema nervoso central que contribui para o desenvolvimento da doença, como é o caso dos pacientes com paralisia cerebral.

4)   Escolioses secundárias a outras doenças.

Quando a escoliose é provocada por uma doença, como por exemplo, secundaria a um tumor.

5)   Escoliose antálgica.

Quando existe uma hérnia de disco ou uma compressão de nervos da coluna, o paciente adota uma postura deformada involuntária, para amenizar as dores.

Quais são os sintomas da escoliose?

Há vários sinais que podem denunciar uma escoliose, entre eles:

– Um ombro que parece mais alto do que o outro, quando se está de pé;

– Cintura assimétrica;

– Fadiga na coluna após longa permanência de pé ou sentado;

– Deformidades no tórax;

– Posturas sempre erradas e para o mesmo lado (de pé e sentado);

Uma forma simples de detectar uma escoliose é pedir à pessoa ou criança para se inclinar para a frente. Se a coluna apresentar um desvio lateral ou assimetrias é possível que exista uma escoliose que precisa de tratamento. Procure a ajuda do seu médico.

Quais tratamentos existem para a escoliose?

O tratamento vai depender da idade do paciente e do grau da curvatura. Em casos moderados, pode ser necessário o uso de coletes e nos casos mais graves a cirurgia se faz na maioria das vezes a única opção de tratamento. Outras abordagens incluem fisioterapia  específica e atividades físicas, que ajudam a fortalecer todos os músculos, principalmente os das costas, melhorando assim a postura e minimizando a progressão da doença.

Dicas

Dúvidas