Dor na coluna cervical

Quais são as causas da minha dor no pescoço?

Existem muitas condições que podem causar dor crônica no pescoço. As informações a seguir descrevem os sintomas de algumas das causas mais comuns de dor crônica no pescoço.

Dor que se irradia para o braço e, possivelmente, para as mãos e os dedos, é frequentemente causada por uma hérnia de disco cervical ou estenose pinçando um nervo no pescoço.

A dor pode ser acompanhada de dormência ou formigueiro nos braços e ou mãos. Os sintomas podem começar subitamente ou desenvolver ao longo do tempo.

A abordagem ao tratamento para uma hérnia de disco cervical é guiado por quanto tempo a dor dura, intensidade da dor e do grau em que o nervo cervical e ou medula espinhal são afetados.

Mais vulgarmente, os sintomas são temporários e podem ser tratados com sucesso através de métodos não cirúrgico (tais como medicamentos, fisioterapias e manipulações).

Se a dor não responder dentro de 6 a 12 semanas de tratamento conservador, então a cirurgia pode ser recomendada para alguns casos selecionados.

Dor no pescoço que está relacionado a certas atividades ou posturas.

A dor no pescoço que se desenvolve lentamente (muitas vezes ao longo de vários anos) e tende a ocorrer durante ou após a certas atividades ou posições do pescoço é frequentemente causada por estenose foraminal cervical. Normalmente, a compressão de uma raiz nervosa de um lado da coluna faz com que sejam desencadeados a maioria dos sintomas.

Este tipo de estenose é causada por desgaste ou envelhecimento das articulações do pescoço ou nas margens dos discos. Essas alterações podem ser diagnosticadas por uma ressonância magnética complementada por uma radiografia ou uma tomografia computadorizada quando necessário.

Tal como acontece com uma hérnia de disco, o tratamento para a estenose é conduzido pelo médico, (medicação, fisioterapias, exercícios, infiltrações, etc.).

Se a dor é intensa ou prolongada, ou o comprometimento funcional é muito significativo, a cirurgia pode ser recomendada para descomprimir o espaço de disco e dar a raiz do nervo mais espaço.

Dor no braço com falta de coordenação motora.

Dor que se irradia para o braço, juntamente com sintomas como falta de coordenação nos braços e pernas, dificuldade com movimentos delicados como abotoar o botão da camisa por exemplo, e dores intermitentes ocasionais, é comumente causada por estenose espinhal cervical com mielopatia.

Estes sintomas, que são causadas por um disco herniado cervical ou alterações degenerativas das articulações que podem causar compressão sobre a medula espinal, geralmente se desenvolvem lentamente.

Os sintomas podem não progredir durante anos, em seguida, o paciente pode notar uma piora dos sintomas, e  passar por outro longo período em que não há progressão.

Os tratamentos conservadores podem ajudar a aliviar a dor crônica no braço, mas a opção de tratamento definitivo para a compressão da medula espinhal (que faz com que as dificuldades de coordenação ocorram) é a cirurgia para descompressão do canal vertebral.

Dor no pescoço que é pior de manhã ou no fim do dia

Paradoxalmente, também existem doentes que sentem sua pior quando se levantam no início da manhã e no fim do dia. Essas pessoas muitas vezes se sentem melhor quando eles estão movendo seu pescoço, e muitas vezes eles preferem dias quentes e ensolarados pois são quando eles sentem menos dor.

Isso pode ser um sinal de osteoartrite (desgaste articular).

Tais sintomas são paralelos aqueles experimentados por pacientes com osteoartrite das articulações que suportam peso (por exemplo, quadris e joelhos).

Degeneração na cartilagem das articulações podem produzir dor e tende a ocorrer com maior freqüência em adultos mais velhos (com mais de 60 anos de idade).

As articulações são concebidas para se mover contra superfícies lisas, mas como a cartilagem degenera, desenvolvem uma grande quantidade de atrito e com o passar do tempo gerar uma perda de movimento. Muitas vezes, a dor crônica é pior na parte da manhã.

Exercícios para manter a amplitude de movimento, fisioterapia, tração e manipulações podem ajudar a preservar o movimento e diminuir a dor crônica.

Além das condições acima referidas, há uma série de outras condições cervicais menos comuns. Estas condições cervical pode causar dor no ombro, dor no punho, dor de cotovelo, ou dores de cabeça.

Dicas

Dúvidas